Open Data Day UAIGeo UFSJ - Event Report

Date
Saturday 6 March 2021
Time
9:00 (BST)
Location
Online, Brazil (The Americas)
Organisers
Ana Luísa Teixeira - Unificar Ações e Informações Geoespaciais

On Saturday 6th March 2021, the eleventh Open Data Day took place with people around the world organising hundreds of events to celebrate, promote and spread the use of open data. Thanks to generous support from key funders, the Open Knowledge Foundation was able to support the running of more than 60 of these events via our mini-grants scheme.

This event received an Open Knowledge Foundation mini-grant thanks to support from Mapbox.

Photo of Open Data Day UAIGeo UFSJ

How did your event celebrate open data?

A data foi celebrada online via Plataforma do Google Meet devido a Pandemia do Covid. A carga horária total foi 6 horas, dividas em dois períodos (manhã e tarde). A Profa Dra Silvia Elena Ventorini (UFSJ) apresentou a importância da data em prol da divulgação e uso dos dados abertos. A palestrante Profa Dra Évelyn Márcia Possa (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), ressaltou a importância de dados abertos para Observação da Terra tendo como exemplos dois casos em que os dados livres foram utilizados como parte da solução de pontos de tensão territoriais e do uso da água. A arquiteta Nathália Larsen (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresentou a importância dos dados abertos para órgãos públicos, discutiu leis que circundam o patrimônio histórico e mostrou como o mapeamento colaborativo pode ser instrumento de ressignificação dos bens culturais. A última palestra do período da manhã foi da discente Ana Luísa Teixeira (presidente do Capitulo UAIGeo – UFSJ), sobre como o Capítulo filiado a Youthmappers pode contribuir para o mapeamento local. No período da tarde, as discentes Ana Luísa Teixeira e Ana Luísa Marques Carvalho e a Profa Dra Silvia Elena Ventorini mostraram as capacidades de usos das ferramentas Kobo Toolbox, Mapillary e OpenStreetMap em diferentes áreas do conhecimento. O público participante foi: 43 pessoas no período da manhã e 37 no período da tarde. O público foi composto por professores universitários, discentes de graduação e pós-graduação e membros da comunidade local. Para a emissão de certificados, os participantes assinaram uma lista de presença por meio do Google formulários. 65% dos participantes responderam o questionário de avaliação sobre o evento. A análise dos dados indicou que todos consideraram o evento proveitoso e desejam participar de outros eventos feitos pelo Capítulo.

Lessons learned from your event

O Open Data Day - UAIGEO permitiu conhecer diversas ferramentas gratuitas para a elaboração de questionários, certificados, material de divulgação, dentre outras. As palestras permitiram aprender mais sobre a importância dos dados e plataformas livres e gratuitas para a elaboração de mapeamentos em escalas distintas e com objetivos específicos, como soluções de conflitos territoriais e preservação do patrimônio arquitetônico de uma cidade. Além disso, possibilitou compreender como nas últimas duas décadas, no Brasil, houve um forte incentivo para o acesso completo, livre e aberto aos dados digitais do setor público seguindo a premissa que tais dados foram pagos com fundos públicos. Desta forma, a população tem direito de acessá-los, modifica-los, utilizá-los e compartilhá-los gratuitamente. O evento possibilitou trocas de experiências entre os organizadores, palestrantes e participantes. Ao término do dia, acredita-se que cada pessoa envolvida aprofundou seu conhecimento sobre a importância da data para a ampliação da disponibilidade, acesso e uso de dados livres para a resiliência dos povos.

Why do you love Open Data Day?

Porque a data permite que mais pessoas conheçam a importância da divulgação e uso das ferramentas e dados abertos. Tal fato, impulsiona os setores governamentais e privados a disponibilizarem cada vez mais dados gratuitamente e livres para o uso.

Did you or your team produce any resources (datasets/tools/maps/code/etc) during your Open Data Day celebrations?

Devido a pandemia do coronavírus, o evento ocorreu de forma online, por isso o nosso foco foi promover conhecimento e contribuir para a formação de recursos humanos para usar as plataformas livres, como Mapillary, OpenStreetMap e Kobo Toolbox.

ai book brush card chart-bar cloud-download code-outline coin-dollar datopiandown environment environment2 equality fcdofcofrictionless GFDRR_Primary Logo_Whitehewletthivos ilda link Mapbox_Logo_08 mapping money ocplandscape-whiteresearch resourcewatch rights sparc sphere twitter user-outline users video wave-reverse wave youtube