Ferramentas melhores. Mais Dados. Mais Diversão.
A Hackathon de Dados Abertos 2014 vai ser dia 22 de fevereiro.

Estás convidado. De novo.



Durante o último ano vimos o tema dos dados abertos ganhar mais força e visibilidade mundo fora. Foram lançados mais catálogos de dados na Europa, América do Norte e África e mais organizações a disponibilizarem os seus dados, como o Banco Mundial. Vamos ver que coisas interessantes conseguimos fazer com estes dados.

O que é?

É um ajuntamento de cidadãos em cidades de todo o mundo para escrever aplicações, libertar dados, criar visualizações e publicar análises usando dados abertos públicos para dar apoio e encorajar a adoção de políticas de libertação de dados por instituições, governos locais, regionais e nacionais em todo o mundo.

Quem devia vir?


Toda a gente


Se tens uma ideia para usar dados abertos, queres encontrar um projeto interessante para contribuir ou simplesmente queres ver o que está a acontecer, então deves sem dúvida aparecer no Hackfest. Não interessa o teu nível de conhecimento, interesses ou domínio das ferramentas, vai haver muitas oportunidades para aprender e ajudar no crescimento da comunidade mundial de dados abertos.

Icon Dev Programadores

Precisamos de ninjas dos computadores como tu para transformar dados em coisas úteis. Isso significa visualizações, notificações, integração, etc., tudo o que haja para fazer coisas malucas e bonitas.

Icon Designer Designers

Precisamos de pessoas como tu para fazer tudo parecer bonito e intuitivo de usar para os utilizadores. A melhor aplicação do mundo que ninguém consegue usar... não tem futuro! Tu sabes do que estamos a falar.



Icon Library Bibliotecários

Ouvimos dizer que vocês gostam de livros e comem catálogos de dados ao pequeno-almoço. Vocês são pessoas maravilhosas que vão percorrer a terra à procura de dados interessantes e ajudar-nos a descobrir o que é importante e útil.

Icon Stats Estatísticos

SIM! VOCÊS SÃO FUNDAMENTAIS. A sério. Apesar de nós conseguirmos encontrar dados, manipulá-los, aplicá-los e fazê-los parecer bonitos, precisamos de alguém com gosto por números e capacidade de análise para apresentar visualizações com significado. Juntem-se a nós.

Icon Citizens Cidadãos

Precisamos de ti mais do que tudo. Se não fosses tu nada disto podia acontecer. Precisamos de ideias, entusiastas e amigos para espalhar a palavra.

Datafest!

Como é que isto Funciona?

Estas hackathons, como pequenas peças, vão partilhar entre si um conjunto de 5 princípios base.

Vai acontecer no sábado, 23 de fevereiro

Pode ser tão grande ou tão pequeno como quiseres.

Deve ser aberto

A comunidade de dados abertos de Ottawa atrai uma multidão de pessoas para as hackathons, com famílias inteiras a participar. No Reino Unido há grupos que fizeram um trabalho espetacular para juntar jovens e coletivos diversos em sessões de hacking. Hackers veteranos disseram vezes repetidas: O nosso movimento é mais forte quanto mais amplo for o seu alcance.

Qualquer pessoa pode organizar um evento local

Queres ajudar a organizar um na tua cidade e/ou participar? Adiciona a tua cidade na wiki. Vamos tentar concentrar a coisa num evento por cidade, construir uma comunidade e chamar pessoas novas para o grupo.

Podes hackar qualquer coisa relacionada com dados abertos

Pode ser uma app como um contexto local ou global, uma visualização, uma proposta para um standard para uma base comum de datasets, raspar (scrapping) dados de um site governamental e disponibilizá-los a outros ou criar o teu catálogo próprio de dados do governo.

Vamos partilhar ideias entre cidades, durante o dia

Cada hackathon, de cada cidade, deve ter pelo menos uma demo, brainstorm, proposta ou qualquer coisa que possa partilhar de forma interativa com membros de pelo menos uma hackathon noutra cidade. Isto pode acontecer com uma ligação de vídeo em stream, skype, chat... qualquer meio que nos ponha em contacto e permita partilhar aquilo em que estamos a hackar. Para esta ligação funcionar é preciso ultrapassar alguns obstáculos: diferenças horárias, língua, cultura... mas vendo bem, nós resolvemos problemas, por isso havemos de encontrar uma solução elegante para que funcione.

De novo, vamos tentar manter a coisa simples. Vamos fazer uma série de eventos organizados por pessoas que se interessam e vamos tentar uni-los com uma ligação ou apresentação. Acima de tudo queremos sensibilizar, criar algo e divertir-nos.

O que Esperar

Muitas coisas vão estar a acontecer. Por isso... espera:

  • Aprender mais sobre dados abertos.
  • Aprender como o teu governo local e nacional podia fazer para libertar mais informação e mais dados.
  • Envolver associações sem fins lucrativos e empresas locais no uso de dados abertos nas suas ações e nos seus produtos.
  • Aumenta a tua rede & conhece duas dúzia de pessoal fixe, na tua cidade e mundo fora
  • Dá voz à tua opinião & partilha as tuas ideias com as pessoas e os jornalistas que aparecerem.
  • Descobre apps que estão a ser desenvolvidas, testa-as e brinca com elas.
  • Ajuda com a conceptualização, criação, design, divulgação e teste de plataformas e aplicações.
  • Faz uma sessão prática sobre o uso de dados abertos e mostra, por exemplo, como modificar o google maps para mostrar a informação que quiseres.
  • Muita diversão e mais diversão ainda.

O que Trazer

Tudo! Traz o portátil, telemóvel, tablets, óculos de sol, etc. mas acima de tudo traz pica e traz o cérebro a bulir! Nós estamos a tentar que esteja seja um evento muito orientado para meter as mãos na massa portanto está à vontade para trazer o teu material geek, eletrónicas e outros que tais para potenciar ao máximo a diversão. Não te preocupes se não puderes trazer nada, não vai faltar que fazer.

Onde é?

a wiki para encontrar a hackathon de dados abertos mais próxima de ti - se não houver organiza tu uma!

Ajuda para os Organizadores

Além da wiki onde as pessoas se estão a organizar também há a mailing list da Open Knowledge Foundation que tem sido o ponto central de coordenação.

Mete as mãos na massa e começa o Hackfest agora

Ideias para Apps

são sempre bem vindas. Adiciona a tua nesta página da wiki.

Datasets

Se achas que encontraste um conjunto de dados que é interessante e pode ser usado numa app ou numa visualização, adiciona-o na wiki.

A Wiki

está em evolução contínua mas ainda precisa de trabalho. Anda daí, regista-te e começa a contribuir para a wiki, começa por colocar os nomes das pessoas interessadas em ajudar na organização ou em participar na tua cidade, ou informação ligadas ao tema dos dados abertos.

Fala connosco

Estamos ansiosos para te receber e nos conhecermos, até lá podes escrever-nos para:

Media

Contacta o organizador local, da tua cidade... há cidadãos envolvidos no esforço ansiosos por falar sobre os dados abertos, o que significam para a democracia, para a economia e para o ativismo no contexto local. Se estás perdido, manda um email para a lista e nós pomos-te em contacto com a pessoa certa.

Organizadores

a wiki para encontrar os agitadores mais perto de ti (ou torna-te um deles).

Esta ideia começou num brainstorm internacional que envolveu alguns dos seguintes nomes: